Diretrizes de submissão

Fundada em 2003 nos Estados Unidos, a Stanford Social Innovation Review (SSIR) produz artigos de ponta, podcasts, vídeos, webinars e conferências sobre os grandes desafios de líderes de organizações sem fins lucrativos, fundações, empresas e órgãos governamentais. 

A SSIR traz soluções intersetoriais para problemas globais e organizações que contribuíram de forma significativa para o campo, cobrindo uma ampla gama de tópicos – como empreendedorismo social, inovação socioambiental, negócios de impacto, gestão de organizações sem fins lucrativos e estratégias filantrópicas, bem como reforma educacional, redução da pobreza e proteção ambiental.

A revista está presente em outras seis outras regiões do mundo – entre as quais o Brasil, onde é publicada pela RFM Editores desde fevereiro de 2022. Ela é feita pela comunidade para a comunidade. Por isso, o conteúdo é produzido de forma voluntária, mediante submissões de artigos para publicação no site e na edição trimestral da revista.

Os arquivos submetidos devem ser inéditos, e os autores só poderão enviá-los para outro veículo caso a SSIR Brasil decida não publicá-los. Ao concordar com a publicação, o autor deverá ceder todos os direitos autorais exclusivos, incluindo o de distribuição eletrônica, para a SSIR Brasil

A SSIR não permite a reprodução de seus artigos em outras plataformas, a menos que tais reproduções sejam acordadas e definidas em um contrato separado. Para esclarecer eventuais ou potenciais conflitos de interesse, informe-nos sobre qualquer relacionamento financeiro ou outro que você possa ter com as empresas ou organizações citadas no artigo proposto.

Todas as propostas recebidas são avaliadas. Por ter um modelo peculiar, a SSIR aprimorou formatos e regras para cada tipo de texto que publica. A equipe editorial se reserva o direito de devolver artigos que não correspondam a esses critérios, consolidados nas diretrizes de submissão, que você encontra a seguir ou neste PDF.

Todos os arquivos submetidos devem ser inéditos e os autores só poderão enviá-los para outro veículo caso a SSIR Brasil decida não publicá-los. Ao concordar com a publicação, o autor deverá ceder todos os direitos autorais exclusivos, incluindo o direito de distribuição eletrônica, para a SSIR Brasil, publicada pela RFM Editores. A SSIR não permite a reprodução de seus artigos em outras plataformas, a menos que tais reproduções sejam acordadas e definidas em um contrato separado. Para esclarecer eventuais ou potenciais conflitos de interesse, informe-nos sobre qualquer relacionamento financeiro ou outro que você possa ter com as empresas ou organizações citadas no artigo proposto. A equipe editorial se reserva o direito de devolver artigos que não correspondam aos critérios e diretrizes editoriais da SSIR, apresentados a seguir.

Versões completas ou propostas de artigos devem ser enviadas em arquivo anexo no formato .docx para o e-mail contato@ssir.com.br. É desejável que o interessado análise de antemão as possibilidades de publicação o e indique se a sua proposta de artigo é mais adequada à revista digital trimestral (o que inclui a publicação de uma versão online do texto) ou à plataforma online. Os tipos de artigo estão descritos mais adiante.

Se seu artigo ou proposta nos interessar, um editor entrará em contato. Se você enviou uma proposta, o editor pode solicitar uma versão preliminar do artigo antes de tomar uma decisão final sobre a publicação ou não do texto. Se um artigo for aceito, os editores podem editar ou reescrever substancialmente o texto para garantir que agrade aos leitores da SSIR. Nosso objetivo é responder a todos os envios em tempo hábil. Agradecemos de antemão por sua paciência.

Procuramos publicar ideias interessantes, originais e importantes sobre inovação social para pessoas e organizações que possam colocá-las em prática. A fim de atingir esse objetivo, os editores da SSIR Brasil levam em conta as 10 questões apresentadas a seguir:

  • A ideia é nova ou oferece uma nova perspectiva sobre uma ideia existente?

  • O artigo é sobre uma organização, prática ou projeto verdadeiramente inovador?

  • O autor apoia a ideia com exemplos convincentes da realidade?

  • Além de listar realizações ou descobertas, o autor também as usa como base para insights que ajudariam a comunidade focada na transformação social mais ampla?

  • O artigo é baseado em pesquisa ou experiência substancial com o assunto, e as percepções do autor claramente se baseiam nessas fontes de conhecimento?

  • Se o artigo é baseado em pesquisa, o autor vai além de apresentar um sumário executivo e adiciona insights atraentes e originais?

  • O artigo interessaria à maioria dos leitores ou o tópico é tão restrito que atrairia só um pequeno segmento de leitores?

  • O autor está tentando informar os leitores ou apenas vender algo para eles?

  • O artigo seria útil para os leitores mesmo se eles não usarem o produto ou serviço do autor?

  • Os leitores podem usar as ideias para fazer melhor seu trabalho?

Os textos enviados à SSIR Brasil podem mirar uma das duas seguintes modalidades de publicação: conteúdo da web e o da revista trimestral.

O conteúdo da web (artigos online) é composto de textos mais curtos, e o processo de publicação é mais rápido.

Os textos da revista trimestral são mais longos, e sua edição e publicação leva mais tempo. Os artigos produzidos no Brasil entram nas edições ao lado do conteúdo traduzido. Eles podem vir a ser publicados nas outras edições globais da SSIR, caso sejam de interesse dos editores de outros países – além do inglês e português, a SSIR é publicada em espanhol, árabe, mandarim, japonês e coreano.

Todos os artigos submetidos à plataforma devem tratar de temas no âmbito da transformação social e da inovação. Antes de submeter um artigo, leia os nossos critérios de publicação na próxima página. Artigos submetidos à revista trimestral que não se mostrarem adequados a ela podem eventualmente ser retrabalhados para se adaptarem aos critérios da web.

A SSIR não publica trabalhos de pesquisa ou relatórios na íntegra, nem aceita trechos, resumos ou versões reescritas deles. Os autores podem usar a pesquisa para reforçar seus argumentos, mas um artigo deve apresentar seus próprios pontos diferenciais.

A SSIR trabalha exclusivamente com autores voluntários.

  • O texto deve enfocar o problema e a solução, não a organização ou os indivíduos envolvidos. O objetivo não é promover ou listar suas próprias realizações e ações, mas analisar suas experiências em busca de percepções inovadoras que ajudem outros líderes de transformação social a realizar seu trabalho. De forma concisa, mostre aos leitores como implementar sua solução enquanto argumenta por que fazê-lo.

  • É importante que o desafio em pauta e a solução inovadora apresentada para saná-lo sejam claramente descritos e respaldados por pesquisas e/ou por experiências. O problema não pode ser apenas seu – precisa ser uma questão que se imponha de forma mais ampla à comunidade da transformação social. Também é útil explicar brevemente por que resolver esse problema é importante para o mundo em geral.

  • Descreva a pessoa ou tipo de organização mais afetado por seu problema e solução.

  • Os autores devem demonstrar por que podem falar com propriedade sobre determinado problema e solução. Um artigo que apenas compartilhe uma opinião provavelmente não funcionará para a SSIR.

  • Cada etapa de sua solução deve ser apoiada por exemplos e/ou pesquisas do mundo real. É útil explicar como cada passo de uma solução foi realizado anteriormente para mostrar como sua inovação lida com os pontos fracos de abordagens anteriores.

  • Os artigos têm mais relevância se exploram como outras organizações – não apenas a do autor – tentaram resolver o problema. Mostre como sua solução complementa, substitui ou se soma às soluções existentes.

  • Explore os cenários esperados para o problema que você identificou e para sua solução. Como você vai melhorar sua solução daqui para frente? Quais são as consequências para a sociedade civil e o mundo em geral se esse problema não for resolvido? O que você está pedindo que seus colegas da comunidade de inovação social façam?

  • Evite jargões. A SSIR atende a um amplo público que quer trabalhar com sua sabedoria.

  • Evite conselhos genéricos, como “esteja aberto a mudanças” ou “colabore com os outros”. Em vez disso, tente responder a perguntas claras – “Como nossa experiência pode ajudar outras organizações a mudar ou colaborar melhor?”, por exemplo.

A edição trimestral da revista aceita submissões para seis diferentes seções, descritas nas próximas páginas. Os artigos aceitos serão publicados na revista impressa, na versão digital e como artigo online na plataforma em data próxima à da edição trimestral em que aparecem.

Os artigos não selecionados para a revista trimestral podem vir a ser considerados para publicação como conteúdo da web, mas muitas vezes passam por outro processo de revisão e alterações profundas, resultando em uma redução significativa de extensão.

 

1. Artigo de destaque

 

  • Apresenta uma solução nova e criativa para um problema social, ambiental ou organizacional, uma nova explicação desse problema, ou uma perspectiva original que o ilumine e ajude a informar a tomada de decisões.

  • Ilustra a solução ou explicação com resultados de pesquisa ou com exemplos detalhados extraídos de várias organizações

  • Explora as implicações da solução ou explicação e aborda suas possíveis deficiências.

  • Convidamos acadêmicos, profissionais e líderes organizacionais que trazem amplo conhecimento ou experiência para o tópico em questão a submeterem seus artigos.

  • A proposta requer um argumento de uma página de por que a SSIR deve publicar o artigo, com um esboço narrativo de duas páginas da estrutura e escopo tópico do artigo; em geral inclui também um resumo de um parágrafo de todo o artigo, seguido por alguns parágrafos resumindo cada seção dele, abordando os pontos principais e exemplos do mundo real. Caso seja de seu interesse, podemos lhe enviar um modelo de proposta.

  • Extensão: de 28 mil a 38 mil caracteres com espaços

Confira exemplos de artigos clicando aqui

 

2. Estudo de caso

 

  • Oferece um relato com análise aprofundada de como uma organização sem fins lucrativos, empresa socialmente responsável, negócio de impacto, agência governamental ou programa social adaptou sua missão, estratégia ou estrutura para enfrentar um desafio específico ou conjunto de desafios.

  • Qualquer pessoa pode enviar uma proposta, mas normalmente não aceitamos para a seção textos escritos por alguém que trabalhe para uma organização ou seja contratado por ela (por exemplo, um consultor). Escritores autônomos, jornalistas, pesquisadores acadêmicos e profissionais são bem-vindos a propor ideias para um artigo de estudo de caso.

  • A proposta requer um argumento de uma página do motivo pelo qual a SSIR deve publicar o artigo, além de uma narrativa de duas páginas da estrutura e escopo do artigo; um resumo de um parágrafo de todo o artigo, seguido por alguns parágrafos resumindo cada seção do texto, com pontos principais e exemplos do mundo real.

  • Esse tipo de texto também inclui citações dos principais personagens envolvidos no caso.

  • Procura responder a três ou quatro perguntas que levantem questões estratégicas de alto nível relevantes para outras organizações.

  • Extensão: de 25 mil e 38 mil caracteres com espaços

Confira exemplos de artigos clicando aqui

 

3. Histórias do campo

 

  • Mostra uma organização, iniciativa ou projeto inovador que busca – de forma eficaz ou não tão eficaz – fornecer uma solução para um problema importante, seja ele social, ambiental ou organizacional.

  • Os artigos seguem uma estrutura predeterminada: abertura sobre o tema e uma introdução à organização ou programa; história do programa da organização e explicação do trabalho que desenvolve; desafios e versões sucessivas; e esforços para ganhar escala. O texto também deve trazer entrevistas, ouvindo de cinco a seis pessoas sobre suas experiências ou sobre o que a organização ou programa realizou.

  • Os artigos podem ser propostos por jornalistas profissionais e escritores freelancer. A SSIR aceita sugestões para a seção vindas de escritores não profissionais que trabalhem no setor; entretanto, esses agentes internos não podem escrever artigos sobre suas próprias organizações.

  • Extensão: cerca de 11 mil caracteres com espaços

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4. Ponto de vista

 

  • Apresenta comentários perspicazes sobre uma questão importante no campo da inovação social, oferecendo um ponto de vista claro apoiado por pesquisas ou experiência em primeira mão.

  • Um Ponto de vista não é um artigo de opinião simplesmente; como os demais artigos da SSIR, ele deve trazer dados do campo ou de pesquisa acadêmica que amparem os argumentos e tragam um olhar analítico para a questão.

  • Convidamos profissionais da linha de frente, acadêmicos ou líderes no campo da inovação social a submeter suas propostas de artigo.

  • Extensão: cerca de 11 mil caracteres com espaços

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5. O que há de novo

 

  • Descreve uma solução nova (geralmente com menos de dois anos) e promissora, mas ainda não comprovada, para uma importante questão social, ambiental, ou problema organizacional.

  • São aceitas propostas de jornalistas profissionais e freelancers. A SSIR também acolhe sugestões de escritores não profissionais.

  • Extensão: entre 5 mil e 6 mil caracteres com espaços

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6. Livros

 

  • Oferece uma resenha longa de um livro publicado recentemente sobre mudança social, filantropia, empreendimento social ou uma questão social importante. 

  • Idealmente, o texto deve ir além da simples opinião ou descrição dos conteúdos do livro. Uma boa resenha para a SSIR deve colocar os aspectos principais da obra em contraposição ao quadro mais amplo do problema por ela abordado.

  • Os autores de resenha não devem ter vínculo direto com a obra abordada, com a entidade ou com a editora que a publique.

  • Extensão: cerca de 11 mil caracteres com espaços

Confira exemplos de artigos clicando aqui

 

Os autores são responsáveis por verificar os dados e fatos, como datas e grafias de nomes. Os editores têm a palavra final sobre títulos, ilustrações e outros conteúdos auxiliares e na decisão sobre a seção ideal para cada artigo na revista ou no site. Relembramos que os autores devem ceder os direitos autorais, incluindo o de distribuição eletrônica, à RFM.

Os autores devem fornecer indicações de todas as citações diretas, declarações parafraseadas, fatos importantes e ideias emprestadas. Na sua versão inicial do artigo, mostre claramente quais ideias e linguagem são suas e quais vieram de outras pessoas. Na edição, trabalharemos com você para determinar se e como citar as fontes. Atribuições no corpo do texto favorecem a legibilidade e por isso devem ser preferidas sempre que possível. Eventuais notas serão formatadas para o estilo da SSIR.

As diretrizes e critérios da SSIR se aplicam igualmente aos conteúdos patrocinados, que podem ser publicados na forma de suplemento na revista, como série temática no site ou em edição especial. Um conteúdo patrocinado faz uma análise aprofundada sobre um problema, uma região, uma solução ou qualquer outro tópico importante para a inovação social.

  • Os projetos patrocinados são semelhantes aos que a SSIR publica regularmente, mas cobrem um único tópico.

  • Os editores da SSIR trabalham em estreita colaboração com o patrocinador para chegar a um acordo sobre o tema, artigos e autores para o conteúdo, mas a organização patrocinadora assume a responsabilidade primária pelo desenvolvimento e edição dos artigos e pelo pagamento por esse trabalho.

Para mais informações, contate-nos: contato@ssir.com.br

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