Diretrizes de submissão

Diretrizes de Submissão de Artigos
Fundada em 2003 nos Estados Unidos, a Stanford Social Innovation Review (SSIR) produz artigos de ponta, podcasts, vídeos, webinars e conferências sobre os grandes desafios de líderes de organizações sem fins lucrativos, fundações, empresas e órgãos governamentais.
A SSIR traz soluções intersetoriais para problemas globais e apresenta pessoas e organizações que fizeram contribuições significativas para o campo, cobrindo uma ampla gama de tópicos como empreendedorismo social, inovação socioambiental, negócios de impacto, gestão de organizações sem fins lucrativos e estratégias filantrópicas, bem como reforma educacional, redução da pobreza e proteção ambiental.
A plataforma em português foi lançada em fevereiro de 2022.

Originalidade, direitos autorais, republicação e conflitos de interesse

 
Todos os autores devem se certificar do ineditismo dos arquivos submetidos e ter ciência de que só poderão enviá-los para outro veículo caso a SSIR Brasil decida não publicá-los. Ao concordar com a publicação de um artigo, o autor deverá ceder todos os direitos autorais exclusivos, incluindo o direito de distribuição eletrônica, para a SSIR Brasil, publicada pela RFM Editores.
A SSIR não permite a reprodução de seus artigos em outras plataformas, a menos que tais reproduções sejam acordadas e definidas em um contrato separado. Para esclarecer eventuais ou potenciais conflitos de interesse, informe-nos sobre qualquer relacionamento financeiro ou outro que você possa ter com as empresas ou organizações citadas no artigo proposto. A equipe editorial se reserva o direito de devolver artigos que não correspondam aos critérios qualitativos ou que não contemplem as diretrizes editoriais da SSIR apresentados a seguir.

Sumário

Originalidade, direitos autorais, republicação e conflitos de interesse 
-Etapas da Submissão 
-O guia SSIR para um bom artigo 
-Modalidades de publicação 
-Envios de propostas para publicação na plataforma 
-Critérios para artigos web 
-Artigos para a revista digital 
-Artigo de destaque 
-Estudo de caso 
-Histórias do campo 
-Ponto de vista
-O que vem a seguir 
-Livros 
-Redação, edição e direitos autorais 
-Conteúdo Patrocinado
 

Etapas da Submissão

 

Versões completas ou propostas de artigos devem ser enviadas num arquivo em formato .docx do Microsoft Word para o e-mail contato@ssir.com.br.  Os interessados em publicar na SSIR devem decidir com antecedência se desejam ter seus artigos considerados para publicação na revista digital trimestral (o que inclui a publicação de uma versão online do texto) ou apenas na plataforma online. Observe também que tipo de artigo (ver abaixo) se ajusta melhor à sua proposta. 
Se seu artigo ou proposta de artigo nos interessar, um editor entrará em contato. Se você enviou uma proposta, o editor pode solicitar uma versão preliminar do artigo antes de tomar uma decisão final sobre a publicação ou não do texto. Se um artigo for aceito, os editores podem editar ou reescrever substancialmente o texto para garantir que agrade aos leitores da SSIR. O processo pode levar alguns meses, dependendo se o artigo for para publicação como conteúdo online ou na revista digital. Nosso objetivo é responder a todos os envios em tempo hábil. Agradecemos de antemão por sua paciência.

 

O guia SSIR para um bom artigo

 

Procuramos publicar ideias interessantes, originais e importantes sobre inovação social para pessoas e organizações que podem colocá-las em prática. Para atingir esse objetivo, os editores da SSIR Brasil avaliam as submissões de rascunhos e propostas de artigos  com as seguintes questões em mente:
  • A ideia é nova ou oferece uma nova perspectiva sobre uma ideia existente?
  • O artigo é sobre uma organização, prática ou projeto verdadeiramente inovador?
  • O autor sustenta a ideia com exemplos convincentes da realidade?
  • Além de listar realizações ou descobertas, o autor também as usa como base para insights que ajudariam a comunidade focada na transformação social mais ampla?
  • O artigo é baseado em pesquisa ou experiência substancial com o assunto, e as percepções do autor claramente se baseiam nessas fontes de conhecimento?
  • Se o artigo é baseado em pesquisa, o autor vai além de apresentar um sumário executivo e adiciona insights atraentes e originais?
  • Os leitores podem usar as ideias para fazer melhor seu trabalho?
  • O artigo interessaria à maioria dos leitores ou o tópico é tão restrito que atrairia apenas a um pequeno segmento de leitores?
  • O autor está tentando informar os leitores ou apenas vender algo para eles?
  • O artigo seria útil para os leitores apenas se eles usassem o produto ou serviço do autor?
Na SSIR Brasil temos duas modalidades de publicação: conteúdo web e conteúdo da revista trimestral, ambos digitais.  O conteúdo da web (artigos online) é publicado mais rapidamente e são textos mais curtos (explicamos os critérios de publicação abaixo). O conteúdo da revista digital trimestral leva mais tempo para ser publicado e é mais longo. Os artigos produzidos no Brasil entram nas edições trimestrais juntamente com o conteúdo traduzido. Eles podem ser publicados nas outras edições globais da SSIR caso sejam de interesse dos editores de outros países (além do inglês e português, a SSIR é publicada em espanhol, árabe, mandarim, japonês e coreano).

 

Envios de propostas para publicação na plataforma

 

Os artigos publicados mensalmente na plataforma SSIR Brasil, assim como os da revista digital trimestral,  têm por objetivo inspirar e informar as pessoas e organizações comprometidas com a transformação social. Para o conteúdo online, queremos conhecimentos práticos, realizáveis, inovadores e baseados em exemplos que ajudem as organizações a fazer seu trabalho melhor. Neste caso, buscamos trabalhos mais curtos – normalmente de 7.500 a 12.500 caracteres com espaço – que incorporem os mesmos elementos de um bom artigo.
Quando se trata de trabalhos de pesquisa ou relatórios,  a SSIR não os publica na íntegra, nem aceita trechos, resumos ou versões reescritas deles. Os autores podem usar a pesquisa para reforçar seus argumentos, mas um artigo deve apresentar seus próprios pontos diferenciais.
Os artigos que eventualmente não atenderem às necessidades da revista digital serão veiculados na plataforma, mas passarão por uma revisão adicional voltada para a publicação online fora da revista. Para os conteúdos web, a SSIR trabalha exclusivamente com autores voluntários.
Nossos artigos da plataforma tratam de temas diversos que orbitam a transformação social e a inovação. Leia os nossos critérios de publicação a seguir antes de submeter sua proposta.

 

Critérios para artigos web:

 

  • O texto deve enfocar o problema e a solução, não a organização ou os indivíduos envolvidos. O objetivo não é promover ou listar suas próprias realizações e ações, mas analisar suas experiências em busca de percepções inovadoras que ajudem outros líderes de transformação social a realizar seu trabalho. De forma concisa, mostre aos leitores como implementar sua solução enquanto argumenta por que deveriam fazê-lo.
  • O desafio para o qual você desenvolveu uma solução inovadora deve ser claramente descrito e respaldado por pesquisas e / ou suas experiências. Não pode ser apenas seu problema – precisa ser um problema que desafie a comunidade mais ampla da transformação social. Também é útil explicar brevemente por que resolver esse problema é importante para o mundo fora da comunidade de líderes de mudança social.
  • Descreva a pessoa ou tipo de organização mais afetado por seu problema e solução.
  • Os autores devem demonstrar porque podem falar com propriedade sobre determinado problema e solução. Um artigo que apenas compartilhe uma opinião provavelmente não funcionará para a plataforma SSIR.
  • Cada etapa de sua solução deve ser apoiada por exemplos e/ou pesquisas do mundo real. É útil explicar como cada passo de uma solução foi realizado anteriormente para mostrar como sua inovação está abordando os pontos fracos da abordagem anterior.
  • Os artigos têm mais relevância se exploram como outras organizações – não apenas a do autor – tentaram resolver o problema. Mostre como sua solução complementa, substitui ou se soma às soluções existentes.
  • Explore os cenários esperados para o problema que você identificou e sua solução. Como você vai melhorar sua solução daqui para frente? Quais são as consequências para a sociedade civil e o mundo em geral se este problema não for resolvido? O que você está pedindo que seus colegas da comunidade de inovação social façam?
  • Evite jargões. A SSIR atende a um amplo público de especialistas que querem trabalhar com sua sabedoria.
  • Evite conselhos genéricos, como “esteja aberto a mudanças” ou “colabore com os outros”. Em vez disso, tente responder a perguntas como: Como nossa experiência pode ajudar outras organizações a mudar ou colaborar melhor?

Submissões para a revista trimestral

 

A edição digital trimestral da revista aceita submissões para seis tipos de artigos editoriais: Artigo de Destaque, Estudo de Caso, Histórias do Campo, Ponto de Vista,  O que vem a seguir e Livros. Os artigos aceitos serão publicados online próximo à mesma data de publicação do periódico trimestral em que aparecem. Os artigos que não são aceitos ou selecionados para a revista trimestral podem ser considerados para publicação como conteúdo da web descrito acima, mas muitas vezes passam por outro processo de revisão e alterações profundas, resultando em uma redução significativa na contagem de palavras do texto original.

 

1. Artigo de Destaque

Apresenta uma solução nova e criativa para um problema social, ambiental ou organizacional; uma nova explicação desse problema; ou uma perspectiva original que ilumine o problema e ajude a informar a tomada de decisões. Dois exemplos fortes são “Impacto Coletivo” e “Design Thinking para Inovação Social”.
● Ilustra a solução ou explicação com resultados de pesquisa ou com exemplos detalhados extraídos de várias organizações.
● Explora as implicações da solução ou explicação e aborda suas possíveis deficiências.
● Convidamos acadêmicos, profissionais e líderes organizacionais que trazem amplo conhecimento ou experiência para o tópico em questão para submeter seus artigos.
● A proposta requer um argumento de uma página de por que a SSIR deve publicar este artigo, juntamente com um esboço narrativo de duas páginas da estrutura e escopo tópico do artigo; em geral inclui também um resumo de um parágrafo de todo o artigo, seguido por alguns parágrafos resumindo cada seção do artigo que aborda os pontos principais e exemplos do mundo real.
Tamanho: entre 28 mil e 38 mil caracteres com espaço

 

2. Estudo de Caso

Oferece um relato com análise aprofundada de como uma organização sem fins lucrativos, empresa socialmente responsável, negócio de impacto, agência governamental ou programa social adaptou sua missão, estratégia ou estrutura para enfrentar um desafio específico ou conjunto de desafios.
● Qualquer pessoa pode enviar uma proposta, mas normalmente não aceitamos estudos de caso de alguém que trabalhe para uma organização ou seja pago por uma organização (por exemplo, um consultor) para escrever sobre ela. Escritores autônomos, jornalistas, pesquisadores acadêmicos e profissionais são bem-vindos para propor ideias para um artigo de estudo de caso.
● A proposta requer um argumento de uma página do motivo pelo qual a SSIR deve publicar este artigo, junto com uma narrativa de duas páginas da estrutura e escopo do artigo; um resumo de um parágrafo de todo o artigo, seguido por alguns parágrafos resumindo cada seção do texto, com pontos principais e exemplos do mundo real.
● Esse tipo de texto também inclui citações dos principais personagens envolvidos no caso.
● Procura responder a três ou quatro perguntas que levantem questões estratégicas de alto nível relevantes para outras organizações.
Tamanho: entre 25 mil e 38 mil caracteres com espaço

 

3. Histórias do Campo

● Mostra uma organização, iniciativa ou projeto inovador que busca – de forma eficaz ou não tão eficaz – fornecer uma solução para um problema social importante, problema ambiental ou organizacional.
● Os artigos apresentam uma estrutura que inclui: uma abertura sobre o tema e uma introdução à organização ou programa; uma história do programa da organização e uma explicação do trabalho que desenvolve; desafios e iterações; e esforços para ter escalabilidade. O texto também deve trazer um componente de entrevista – citações de cinco a seis pessoas que podem compartilhar suas experiências ou falar sobre o que a organização ou programa realizou.
● Os artigos podem ser propostos por jornalistas profissionais e escritores freelancer. A SSIR aceita sugestões para tópicos de artigos de Histórias do Campo de escritores não profissionais dentro das organizações; entretanto, esses agentes internos não podem escrever artigos sobre suas próprias organizações.
Tamanho: cerca de 11 mil caracteres com espaço

 

4. Ponto de Vista 

● Apresenta comentários perspicazes sobre uma questão importante no campo da inovação social, oferecendo um ponto de vista claro apoiado por pesquisas ou experiência em primeira mão.
● Convidamos profissionais da linha de frente, acadêmicos ou líderes no campo da inovação social a submeter suas propostas de artigo.
Tamanho: cerca de 11 mil caracteres com espaço

 

5. O que vem a Seguir

● Descreve uma solução nova (geralmente com menos de dois anos), promissora, mas ainda não comprovada para uma importante solução social, ambiental, ou problema organizacional. ● São aceitas propostas de jornalistas profissionais e freelancers. A SSIR aceita sugestões de tópicos de artigos de escritores não profissionais.
Tamanho: entre 5 mil e 6 mil caracteres com espaço

 

6. Livros

● Oferece uma resenha longa de um livro publicado recentemente sobre mudança social, filantropia, empreendimento social ou uma questão social importante.
Tamanho: cerca de 11 mil caracteres com espaço

 

 

Redação, edição e direitos autorais

 

Os autores são responsáveis por verificar todos os fatos, incluindo datas de eventos e grafia de nomes próprios. Os editores da SSIR têm a palavra final na criação e seleção de títulos, ilustrações e outros conteúdos auxiliares, e na decisão de onde cada artigo aparece na revista e ou na plataforma. Para cada artigo, lembrando mais uma vez, os autores devem ceder direitos autorais exclusivos, incluindo o direito de distribuição eletrônica, para a RFM.
Os autores devem fornecer citações para todas as citações diretas, declarações parafraseadas, fatos importantes e ideias emprestadas. Na sua versão inicial do artigo, mostre claramente quais ideias e linguagem são suas e quais foram extraídas de outra pessoa. Se aceitarmos seu artigo para publicação, trabalharemos com você para determinar se e como citar fontes no artigo finalizado. Para tornar o artigo legível, preferimos incorporar atribuições ao texto do artigo sempre que possível. Não se preocupe com o formato das notas; iremos editá-las para se adequar ao estilo da SSIR.

 

Conteúdo Patrocinado

 

Tanto os conteúdos dos suplementos patrocinados que aparecem na revista como as séries patrocinadas na web trazem um olhar aprofundado sobre um problema, uma região do mundo, uma solução ou outro tópico importante no campo da inovação social.
  • Os projetos patrocinados são semelhantes aos que a SSIR publica regularmente em sua revista e online, mas cobrem um único tópico.
  • Os editores da SSIR trabalham em estreita colaboração com o patrocinador para chegar a um acordo sobre o tópico, artigos e autores para o conteúdo patrocinado, mas a organização patrocinadora assume a responsabilidade primária pelo desenvolvimento e edição dos artigos e pelo pagamento por esse trabalho.
  • O suplemento é publicado online ou impresso.
  • Se você estiver interessado em conteúdos patrocinados, entre em contato com contato@ssir.com.br
Skip to content