Imprimir artigo

Janelas para a Vida

Foto de Daniel Machado

Atalaia do Norte ganhou o noticiário global em 2022. Há um ano, na fronteira com o Peru, a região próxima da cidadezinha no interior do estado do Amazonas mais de mil quilômetros distante de Manaus foi palco do trágico assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips.

Esse município de menos de 20 mil habitantes ameaçado pelo tráfico de drogas e pesca ilegal ocupa uma das últimas posições no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre os 5.570 municípios brasileiros e, embora tenha aumentado nos últimos anos, seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se mantém abaixo da meta. O que se traduz em crianças e adolescentes sem aprendizado adequado de matemática e de língua portuguesa.

É ali que a OMUNGA Grife Social e Instituto tem contribuído para transformar a vida de estudantes e professores, com propostas de atividades de promoção a leitura, escrita e democratização do acesso aos livros. A OMUNGA atua em regiões distantes ou isoladas sem ou com pouca presença de organizações sociais, como o sertão do Piauí, interior de Roraima e Angola. No vale do Javari, planeja construir a primeira biblioteca de Atalaia do Norte. Conheça o projeto e veja como apoiar essa iniciativa acessando omunga.com.br



Newsletter

Newsletter

Pular para o conteúdo