Um bombeiro em frente a um prédio destruído no centro de Kiev em 2 de janeiro de 2024, no contexto da invasão russa na Ucrânia

SSIR Brasil em foco

Solidariedade em meio às guerras

De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, havia 120 conflitos armados no mundo ao fim de 2024. Já o Instituto de Pesquisas de Paz de Oslo (PRIO) registrou 61 conflitos armados com participação estatal em 36 países, o maior número desde 1946, e 74 conflitos não-estatais. Enquanto a guerra entre Ucrânia e Rússia e a ofensiva israelense na Faixa de Gaza tomam conta do noticiário com mais frequência, países como República Democrática do Congo, Myanmar e Haiti também são palco de combates. Conflitos armados geram crises humanitárias profundas, com populações deslocadas, destruição de infraestrutura e violações de direitos humanos.

Se em tempos de paz a solidariedade já é um valor essencial, em contextos de guerra ela se revela vital para a sobrevivência e a dignidade humanas. Esta edição do SSIR Brasil em Foco aborda ações coletivas de apoio às vítimas de guerra, projetos que são fundamentais para preservar vidas e reconstruir laços sociais destruídos pelo conflito. As iniciativas abordam desde a mudança de narrativas sobre a Palestina e seus cidadãos até os primeiros socorros durante os combates na Ucrânia e o apoio a amputados armênios da guerra de Nagorno-Karabakh.