A Rebuild Local News busca reverter o rápido declínio do jornalismo local por meio de políticas públicas
Por Gustavo Turner
O presidente do Rebuild Local News, Steve Waldman, faz um discurso sobre o futuro do jornalismo na reunião anual do The City Club of Cleveland em 1º de novembro de 2019. (Foto cortesia do The City Club of Cleveland)
O catastrófico colapso dos noticiários locais é um fenômeno global. Governos e sociedades civis no mundo todo estão pensando em formas de utilizar políticas públicas para salvar os noticiários locais e, assim, conter a maré crescente de manipulação política e desinformação.
Nos Estados Unidos, o problema é agravado por uma cultura nacional que reluta em misturar governo e imprensa e por uma polarização política extrema que erodiu a confiança em ambas as instituições.
A Rebuild Local News, coalizão não-partidária sem fins lucrativos, foi criada em 2020 para enfrentar esses desafios. Inicialmente, a iniciativa de política pública fazia parte da Report for America, organização jornalística sem fins lucrativos que recruta novos jornalistas e forma alianças entre eles e redações comprometidas com o fortalecimento dos noticiários locais, e do patrocinador fiscal da organização, o Projeto GroundTruth. A Report for America subsidia a remuneração dos repórteres participantes e ajuda as redações a arrecadar recursos junto a suas comunidades.
“A gravidade — e velocidade — do colapso dos noticiários locais é tão imensa, e a ameaça às comunidades e à democracia tão severa, que precisamos de uma estratégia em diversas frentes para solucioná-la”, avisa o presidente da Rebuild Local News, Steven Waldman. “Houve uma queda de 82% nas receitas dos jornais com publicidade num período de cerca de duas décadas, e uma queda de quase 60% na quantidade de jornalistas.”
A Report for America concebeu a Rebuild Local News com um foco em soluções de políticas públicas, como créditos e subsídios tributários para combater o rápido desaparecimento dos veículos jornalísticos locais. Mas o que começou como uma coalizão voltada às políticas públicas cresceu e, em 2023, a Report for America decidiu transformar a Rebuild Local News numa organização independente sem fins lucrativos. Segundo Waldman, a mudança foi feita para que a organização tivesse missão e recursos próprios e deixasse de ser apenas um projeto paralelo da Report for America — da qual ele é cofundador — e para proteger a missão daquela organização e do GroundTruth Project.
“Com a Rebuild Local News, estamos [entrando] no mundo do advocacy, e há valor em separar isso da operação jornalística que é a Report for America”, diz Waldman. “Ter personalidade própria é bom para ambas as entidades.”
Inicialmente, diversas instituições filantrópicas de grande porte — como a Fundação Knight, a Fundação Ford, a Fundação MacArthur e o Projeto Jornalismo Americano — apoiaram a iniciativa por meio da GroundTruth e da Report for America, e algumas delas passaram a fornecer recursos à Rebuild Local News quando esta tornou-se uma organização sem fins lucrativos.
Para Waldman, tentativas sérias de reverter a crise dos noticiários locais precisam incluir a filantropia, o aspecto empresarial e as políticas públicas.
“As organizações jornalísticas comerciais precisam, por exemplo, de novas estruturas de propriedade”, diz ele. “Mas a filantropia e a inovação comercial não serão suficientes. Também precisamos de políticas públicas e, em alguns casos, de apoio dos contribuintes.”
O que diferencia a Rebuild de outras organizações que buscam revitalizar o negócio do jornalismo local é “seu foco estreito em soluções de política pública factíveis — grandes ideias para solucionar um grande problema”, afirma Jim Friedlich, CEO do Instituto Lenfest de Jornalismo, da Filadélfia, e membro do conselho da Rebuild Local News. “As soluções legislativas e políticas propostas até agora foram simples, inteligentes, apartidárias e compatíveis com a Primeira Emenda.”
Ainda assim, a Rebuild Local News sabe do lado potencialmente negativo de se misturar política e jornalismo. Waldman reconhece que há muitos exemplos — principalmente sob lideranças autoritárias — da utilização do financiamento governamental como instrumento para promover interesses populistas.
Mas Waldman é cautelosamente otimista com relação à Rebuild Local News. Em 2022, o Congresso ideologicamente dividido dos EUA, observa ele, chegou “muito perto” de aprovar a Lei da Sustentabilidade do Jornalismo Local, que incluía créditos tributários sobre folha de pagamento para organizações jornalísticas que contratassem ou empregassem repórteres locais. Derrotada por uma margem estreita, a legislação teria garantido US$ 1,7 bilhão aos noticiários locais num período de cinco anos.
Waldman diz que num futuro próximo, a coalizão continuará lutando para aprovar a legislação em nível federal.
“Estamos tentando desenvolver uma alainça mais ampla e criar uma base mais forte para aprovar o projeto de lei federal”, diz ele. “Quanto aos governos estaduais — nos estados de maioria democrata, republicana ou mistos —, eles têm de entender a real gravidade da crise. E agir rápido.”
O AUTOR
Gustavo Turner é escritor e fotógrafo em Los Angeles. Já foi editor e redator do LA Weekly e assistiu em primeira mão à extinção do noticiário local, mesmo em mercados maiores.
Em tempos difíceis, quando muitas organizações sem fins lucrativos serão forçadas a fechar, líderes e financiadores devem agir para preservar dados e outros ativos intangíveis
Famílias brancas de baixa renda em Los Angeles (EUA) têm mais facilidade para encontrar novas moradias para alugar do que famílias latinas de baixa renda devido ao maior acesso a recursos e redes sociais