A 14ª edição da Stanford Social Innovation Review Brasil está no ar

Artigos de capa discutem a resposta da filantropia à crise global de financiamento. Versão digital da revista pode ser acessada na íntegra gratuitamente 

A 14ª edição da Stanford Social Innovation Review Brasil traz reflexões urgentes em um cenário de desafios crescentes para a sociedade civil e para inovadores sociais. Filantropia, financiamento de soluções comunitárias e conservação ambiental são alguns dos destaques desta edição, já disponível gratuitamente no site mediante cadastro.

O especial de capa, “Coragem e colaboração para construir o futuro”, traz artigos de líderes da filantropia nos Estados Unidos e no Brasil sobre a crise global de financiamento. Nos textos, eles propõem  vias de ação diante dos cortes em recursos para a cooperação internacional, ameaças à sociedade civil e pressões sobre investimentos sociais. A coletânea conta com artigos de John Palfrey (Fundação John D. e Catherine T. MacArthur), Beatriz Bracher e Rafael Poço (Instituto Galo da Manhã), Michelle Morales (Woods Fund Chicago), Anna Nascimento (Porticus), Olivia Leland (Co-Impact), Hugo Aguilaniu (Instituto Serrapilheira) e Benjamin Soskis (Urban Institute). 

Em “Como financiar soluções criadas pela comunidade”, Sofia Tomljanovic, Sanjith Gopalakrishnan, Rachel Kiddell-Monroe e Vanitha Virudachalam apresentam a experiência de um fundo canadense voltado ao apoio de soluções lideradas por povos indígenas. O artigo explora um modelo inovador de pagamento por resultados no qual a própria comunidade decide como enfrentar desafios sociais e orientar os investimentos necessários para ampliar o impacto.

A seção Histórias do Campo traz textos que conectam inovação, participação comunitária e transformação social ao redor do mundo. “Fiscalização cidadã contra a corrupção”, por Edikan Umoh, mostra como a organização Tracka torna o orçamento público mais acessível e mobiliza comunidades na Nigéria para responsabilizar o governo e combater práticas de corrupção. “Em defesa da história dos latinos nos Estados Unidos”, por Marianne Dhenin, apresenta a trajetória da Latinos in Heritage Conservation, rede que cresceu de um grupo de voluntários para se tornar a principal organização dedicada à preservação do patrimônio histórico da população latina norte-americana.

O Estudo de Caso, “Uma nova era para a conservação ambiental”, traz uma análise de Lisa F. Canova e Katherine Tatarinov sobre a transformação do WWF após 65 anos de atuação global. Já a seção Ponto de Vista traz os artigos “O papel das empresas na adaptação climática”, por João Moraes, Caroline Cotta e Antonia Lo Prete; “A saúde reprodutiva avança com mais mulheres na política”, por Dwaipayan Roy, Amir Karimi e Sydney Block; e “IA para engajar doadores no terceiro setor”, por Angela Aristidou, Andrew Dunckelman e Sam Falkenheuer.

Em Livros, Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin, traz uma resenha de O sentido das águas: histórias do rio Negro, de Drauzio Varella. Por fim, Carolina de Assis faz uma cobertura especial do Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2025 em “Filantropia guiada por amor e esperança”.

O conteúdo completo da 14ª edição da SSIR Brasil está disponível gratuitamente online. Clique neste link para se cadastrar e acessar a revista.

Escreva sua história

A Stanford Social Innovation Review Brasil é uma plataforma em português que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica e profissionais do terceiro setor, investimento social privado, movimentos sociais e o público mais amplo interessado em inovação social no país. Além de publicar traduções dos textos das edições globais da SSIR, também destaca artigos nacionais, escritos por e para quem se dedica à transformação social positiva no Brasil.

Você também pode ser autor ou autora de um artigo na SSIR Brasil! Clique aqui para conferir as diretrizes de submissão dos artigos.

Siga ainda a SSIR Brasil no Instagram e no LinkedIn para acompanhar todo o conteúdo.